A partir de março cartão do Sistema Único de Saúde será obrigatório para todos

Agentes e funcionários da Secretaria Municipal da Saúde de Oriente desenvolveram cadastramento para regularizar e atualizar dados dos moradores da cidade. O objetivo foi identificar quem ainda não possuía o cartão de identificação do SUS (Sistema Único de Saúde), que, a partir do dia 1º de março passará a ser obrigatório para todos brasileiros, incluindo pessoas que possuem plano particular de saúde.

O objetivo da determinação é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente, contendo diagnósticos, avaliações, planejamentos e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país. Segundo o Ministério da Saúde, essa medida faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. O número do cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo quem possui plano de saúde ou são pacientes particulares.
Para fazer o cartão SUS é necessário ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de nascimento ou ainda a de casamento e comprovante de endereço. Menores de idade precisam apresentar a certidão de nascimento, comprovante de endereço e o documento de identidade da mãe.

Equipes de servidores da Saúde percorreram bairros e vilas de Oriente coletando informações e cadastrando moradores. “O cartão SUS é uma espécie de RG da Saúde. Ali consta o histórico e o registro de todos os procedimentos do paciente”, observou o secretário municipal da Saúde, Tiago Parra Labigalini.

www.orientesp.com.br
“Aqui você se Orienta”

Por: Jornal Tribuna Regional