335 cidades poderão se tornar estância turística

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou durante o encerramento do 56º Congresso Estadual de Municípios em São Vicente, as esperadas mudanças no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade.

O novo projeto que ainda deve passar pela Assembleia Legislativa, prevê a criação de um novo grupo de cidades pleiteantes à condição de Estância Turística. Segundo Alckmin, serão mantidas as 67 estâncias e será criado um novo grupo, composto por 335 cidades, que terão a chance de evoluir à condição de estância. Este novo grupo, além de também anualmente receber recursos do Estado, será avaliado de dois em dois anos, com base em critérios que indiquem o potencial turístico de cada município. “Será como um campeonato de futebol. Os três municípios do grupo de acesso que estiverem mais bem preparados subirão para o grupo principal e os três últimos colocados do grupo das 67 estâncias passarão para o grupo das 335 cidades” disse o governador. Ainda segundo o governador, o fundo do Dade, que hoje já cresce em média 10% ao ano, nesse novo sistema poderá chegar a 300 milhões de reais em 2013. Para o secretario de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, o novo modelo além de garantir mais repasses para os municípios paulistas, trará ganhos na gestão dos recursos. “Este novo sistema que deverá ser implantado privilegia a meritocracia. Os municípios que estiverem mais bem preparados serão os que receberão a maior parte da verba”, comentou.

 No encerramento do congresso que aconteceu de 13 a 16 de março no Centro de Convenções da Mata Atlântica, em São Vicente, o governador ainda enfatizou o atendimento a reivindicações de outras áreas, como saúde e educação, enaltecendo a importância do evento e lembrando que muitas discussões importantes saem desses congressos. “Todos os avanços da constituição de 1988 nasceram do Congresso de Municípios”, concluiu.

Vereador Dado Moris, governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito Toninho Moris

www.orientesp.com.br
“Aqui você se Orienta”

Por: Jornal Tribuna Regional