Santa Casa abre Sipat com foco na segurança e qualidade de vida do funcionário

 

Programação conta com palestrantes experientes para abordar saúde, trânsito, prevenção às drogas,

DSTs, previdência, planejamento financeiro e bem estar

A Santa Casa de Misericórdia de Marília abre, nesta terça-feira, dia 22, a edição 2014 da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes). A programação contempla temas diversificados e espera atingir, de forma alternada, todos os colaboradores da instituição com palestras, oficinas e atividades de grupo. Haverá sorteio de brindes e interações práticas, para demostrar a importância da segurança no trabalho.

A organização é da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e cumpre norma legal estabelecida para as empresas. Entretanto, conforme destaca a presidente, Eliane Amanda Simões, muito além de uma obrigação, a Santa Casa encara a semana como uma oportunidade. “É o momento que podemos apresentar, de forma coletiva e ilustrada, informações visando a educação e a conscientização para as condutas que minimizam riscos”, disse a enfermeira.

O hospital tem como principais ocorrências os acidentes com perfuro-cortantes, além dos chamados “acidentes de trajeto”, registrados durante os deslocamentos dos trabalhadores. “A vida moderna faz com que muitas pessoas trabalhem em mais de um local, saiam com pressa, durmam mal, enfim. Somos condicionados a uma rotina que contribui para a exposição ao perigo”, pontua Eliane.

Na abertura, terça-feira, serão duas palestras, com os temas “Doenças cardiovasculares” e “Doação de medula óssea”. Os funcionários foram orientados à escolha do tema, de acordo com a identificação ou interesse.

As atividades incluem, na quarta-feira, “Drogas e seu impacto na família”, “Nutrição e qualidade de vida”. “Direção preventiva” e “Planejamento Financeiro”. Na quinta-feira o tema “drogas” volta à pauta, seguido de palestra sobre “INSS – Direitos e deveres dos empregados”. Na sexta-feira, pela manhã, o assunto é “DST/Aids”, seguido de nova abordagem sobre previdência, visando contemplar maior número de colaboradores.

A programação termina à tarde, com a palestra “Autoestima como fator para a qualidade de vida”, seguida de apresentação cultural (dança). “A Sipat é um momento de informação, reflexão e aprendizado, por isso é fundamental que todos participem”, convidou Eliane Simões, presidente da comissão.

Deixe uma resposta