Oriente ganha Praça do Idoso no Jardim Lucimar

O Governo Municipal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, construiu na Praça João Paulo II, a Praça de Exercícios do Idoso, espaço repleto de equipamentos destinados para práticas de ginástica, especialmente elaborados para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A Praça de Exercícios do Idoso conta com aparelhos de ginástica que foram desenhados para melhorar o equilíbrio e amplitude articular, o fortalecimento e a flexibilidade muscular dos membros inferiores. Os exercícios são fundamentais para evitar a queda, que representa a principal causa de morte por acidente na população idosa. No Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, sendo que a frequência aumenta com o avanço da idade.

O espaço conta com seis estações de exercícios, todas com placas auto-explicativas para proporcionar uma prática segura das atividades de prevenção. Uma das principais funções dos aparelhos é o fortalecimento muscular, o que aumenta a independência para as atividades de vida diária e facilita o deslocamento.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tati Pilon, enfatizou a importância da Praça para a vida da população. “Além dos benefícios para o corpo, que são numerosos, também temos os benefícios para a alma. Daqui os nossos idosos sairão fortalecidos em vários sentidos, no físico e no social, já que é um lugar também de convívio, diálogo e troca de experiências”, destacou Tati.

“Toda praça é um espaço para usar a memória. Trocamos experiências, relembramos histórias e ampliamos o nosso convívio social. O povo precisa frequentar a praça, fazer dela realmente um lugar de lazer para que não seja depredada”, enfatizou Tati.

Deixe uma resposta