Associação Ambientalista de Marília – ORIGEM comemora 20 anos de ativismo ambiental

Fundada dia 29 de maio de 1995, a Associação Ambientalista de Marília – ORIGEM se torna cada vez mais atuante na cidade. São 20 anos de trabalho voluntário pela qualidade e seriedade social no desenvolvimento de inúmeras ações e projetos sociais que contribuem na melhoria da sociedade e do meio ambiente.

Até a data de sua criação não havia uma única ONG ambientalista na região, pois enquanto o desenvolvimento desordenado das cidades, sem o devido planejamento e cuidado na mitigação dos impactos é reconhecido como a raiz do problema ambiental no Brasil, paradoxalmente são sobre estes principais aspectos que a ORIGEM atua, procurando multiplicar o conceito do desenvolvimento sustentável.

Com a missão de promover uma relação harmônica entre a sociedade e o meio ambiente, a Origem é uma entidade do terceiro setor que tem como princípio o enraizamento da Educação Ambiental, mostrando e buscando o cumprimento efetivo da conservação e preservação do meio ambiente.

Há 20 anos a Origem já previa situações catastróficas relacionadas ao meio em que vivemos e fomentou diversos projetos para minimizar os prejuízos. De acordo com os membros da ONG, os projetos como: “VIVA ITAMBÉ”, “PARQUE ÁGUA VIVA”, “PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA”, “NOVO ÓLEO”, “IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DE HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO”, “ORIGEM NA TV”, “PLANTANDO CIDADANIA”, “COLETOR DE RUA E CIDADÃO”, “ESTUDANTE E CIDADÃO”, “FAÇA SUA PARTE” e “RECUPERAÇÃO DE ECOSSISTEMA E SISTEMA AGRO FLORESTAL”, mudaram a vida de muitas pessoas.

Segundo Mario Milani, um dos fundadores da ONG, “O programa de TV do Canal 9 foi uma importante maneira de buscar caminhos para solução de problemas ambientais.” Os apresentadores Antônio Leme e André Cibantos, entre outros personagens entusiastas, defensores infatigáveis da causa ambiental.

A cada dia se tornam mais necessárias as participações de pessoas envolvidas com ONGs sérias e de credibilidade, nas próximas décadas se multiplicarão e se tornarão a força capaz de impedir uma tragédia de proporção inimaginável.”

Analisando tudo o que foi conquistado até o momento e à luz dos desafios que a cidade ainda enfrenta, a Origem vai ter que trabalhar mais duro do que nos seus primeiros 20 anos de existência, com a certeza de que o trabalho para o desenvolvimento amplia metas de sustentabilidade no cenário ambiental do planeta.

“Desejo aos participantes desta conceituada ONG Origem, sucesso e realizações, neste meio tempo serviu de inspiração para criação do filme “Guerra da Água”, realizado pelo Rotary Clube de Marília Leste com forte participação das pessoas envolvidas com as causas socioambientais e recursos hídricos”, finaliza Milani.

Ao longo desses 20 anos, o mundo passou por grandes transformações, em todas as áreas, não apenas em termos de avanços tecnológicos como na área da informação que apareceu e se tornou popular, mas também as tecnologias de produção, de gestão e principalmente na questão da escala, hoje os impactos ambientais são gigantescos dado ao aumento da produção industrial e de consumo em face também do aumento e adensamento da população urbana. A Origem foi se atualizando tecnologicamente e redirecionando seu foco de ação e modo de operação, mas jamais abriu mão de seus princípios ou calou-se diante das demandas ambientais que se apresentam, atuando em várias frentes e nas diversas áreas da sociedade.

Os resultados desse trabalho são difíceis de serem medidos, pois ao mitigar os impactos ambientais, leva-se tempo para avaliar seus efeitos e é preciso um olhar atento que possa mensurar os malefícios que seriam percebidos se não fosse a atuação dos mecanismos de controle de impactos. Pois as condições ambientais são mais perceptíveis quando não estão bem, quando está tudo bem, ninguém percebe.

Deixe uma resposta