Artista Africana Fanta Konatê faz show no Sesi Marília

A cantora e bailarina Fanta Konatê se apresenta no dia 26 de junho, sexta-feira, às 20:00h, com o show Donabá, repertório que mistura traços de ancestralidade com elementos contemporâneos. A entrada é gratuita.

O SESI Marília recebe no dia 26 de junho, sexta-feira, às 20:00h, o show da artista africana Fanta Konatê, que com a musicalidade das tradições africanas, vem ganhando destaque no cenário da música internacional com turnês pelo Japão, Chile, Argentina e Europa. A entrada é gratuita.

Como herdeira do Império Mandinga do século XIII, seu canto é carregado de tradição e acompanhado pelo djembê, um tambor milenar. O evento é uma celebração da alegria e da vitalidade de um povo que se reúne diariamente para homenagear a vida, difundindo e inserindo o público na cultura guineana com interfaces contemporâneas e ingredientes sensoriais diversos. Além disso, ela carrega em sua voz a beleza e a força das divas de sua terra.

O espetáculo Donabá é uma homenagem aos 11 anos de carreira no Brasil, nação que a acolheu. O nome do show faz referência ao seleto grupo de bailarinas do qual Fanta Konatê faz parte, reflexo de toda sua experiência e formação nos melhores balés de Conacri, capital da Guiné. Donabá significa “a grande bailarina”, aquela que conhece e pesquisa as danças de sua aldeia natal.

Fanta é filha de um mestre percussionista e faz parte de uma das famílias mais representativas da arte tradicional Malinkê, da região do Hamaná nas savanas da Guiné. Nesta região surgiram o tambor djembê e a música dos Griots, contadores de histórias que hoje vivem em muitos lugares da África ocidental.

 

 

 

Sobre Fanta Konatê

Fanta Konatê integrou como cantora, bailarina e coreógrafa os melhores balés da Guiné, como o Soleil d´Afrique, Fareta e o Hamana. Também ministrou workshops de dança à inúmeros estagiários do mundo inteiro e, em novembro de 2007, lançou seu primeiro disco, Djubafedea.

Junto com Petit Mamady Keita e a Troupe Djembedon, vem realizando espetáculos e oficinas de dança no Japão, Polônia, Suécia, Estados Unidos, Chile, Argentina e organiza viagens culturais à Guiné, levando alunos do Brasil e do mundo para conhecer a música e a dança na capital Conakry e nas Aldeias.

Atualmente está engajada na construção da Sede do Instituto África Viva para o desenvolvimento sustentável na Guiné. Já trabalhou como Arte Educadora em Ongs humanitárias como a Médicos Sem Fronteiras e Crianças Refugiadas do Mundo, com refugiados de guerra e adolescentes de rua na Guiné e com os Meninos do Morumbi no Brasil.

 

Ficha Técnica

Voz: Fanta Konatê | Guitarra: Pablo de Moraes Prearo | Saxofone: Dirceu Marques | Percussão: Ipojuca de Oliveira Villas Boas, Luis Kinugawa, Fábio, Luis Kinugawa, Manuel Batista Faria Neto e Themístocles Ponciano de Almeida

 

Repertório

Yelema So – Fanta Konatê

Kini Kini – Fanta Konatê

Wolobá – Fanta Konatê

Kedofé – Fanta Konatê

Mandén – Fanta Konatê

Milé – Fanta Konatê

Ambo – Fanta Konatê

Dia – Fanta Konatê

 

SESI Música – Criado em 2006, o projeto SESI-SP Música oferece ao público apresentações gratuitas de música erudita, popular, nacional e internacional, em todo o Estado de São Paulo.  A programação inclui variadas formações musicais como duos, trios, quartetos, orquestras de câmara e grupos instrumentais, de diversos gêneros – blues, jazz, choro, rock, samba, reggae, hip-hop, soul, world music – promovendo o acesso do trabalhador e da comunidade às diferentes linguagens para a formação de público e difusão da cultura e da arte musical.

 

SERVIÇO

Programação Especial SESI-SP 2015

Local: SESI Marília – Av. João Ramalho, 1306, Jardim Conquista

AVCB: 113595             Vencimento: 11/08/2015

Alvará: 135676/ 2014   Vencimento:13/02/2015

Datas e horários: 26 de junho, às 20:00h

Capacidade: 130 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Música popular

Informações: (14) 34011524 | cacmarilia@sesisp.org.br

Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.

Deixe uma resposta