Regional Marília promove difusão do seminário ‘Ser Criativo’ em Oriente 

Para multiplicar as práticas, atividades e informações veiculadas no seminário Ser Criativo – realizado em Santos –, a Regional Marília promoveu um encontro de educadores de percussão, no dia 1º de junho, no Polo Oriente. Baseado em intensa pesquisa, o evento superou as expectativas dos organizadores, tratando da realidade do trabalho com os naipes e de sua adaptação para os polos.

Tal resultado torna evidente a confiança dos educadores na proposta criativa e no protagonismo do aluno, sem perder de vista a musicalidade, a técnica, a teoria e todos os aspectos abordados em uma boa aula.

As atividades foram lideradas pelos educadores que participaram do seminário e todas tiveram um momento de criação – exatamente como no evento original.  Na composição com temática indígena, por exemplo, surgiu a oportunidade de falar sobre modulação e métrica usando o nome dos povos. Na batucada da Guiné, além do contexto festivo do ritmo, foram trabalhadas as dinâmicas de intensidade e variação. Já no estudo da América do Sul, o candombe – manifestação cultural ligada à chegada de escravos africanos no continente­ – foi desmistificado: apresentado lentamente, com a construção de variações e formas didáticas, a inclusão de vozes e até de uma melodia. Houve também a apresentação de uma mistura de ritmos brasileiros, ampliando percepções, trabalhando os improvisos e as interações entre os ritmos.

“Todos os educadores estavam muito empolgados e atentos. Foi tudo muito rápido, dinâmico e objetivo. Foram sete horas de música, dança e brincadeira. Muita informação para pouco tempo, mas todos agradeceram pela oportunidade do encontro e pela ampliação das possibilidades que certamente serão estendidas aos polos”, comentou Augusto Botelho Campos, Supervisor Educacional de Percussão da Regional Marília.  Em apoio à ação, a prefeitura de Oriente ofereceu café e almoço aos educadores.

 

Regional Marília promove difusão do seminário ‘Ser Criativo’ em Oriente
Regional Marília promove difusão do seminário ‘Ser Criativo’ em Oriente

 

 

Deixe uma resposta