Mutirão de limpeza recolhe lixo em vicinal

Iniciaitiva visa concientizar a população à respeito do lixo jogado nas estradas da cidade

Dezenas de pessoas da vigilância sanitária, defesa civil e sociedade organizada deixaram seus afaseres para, nesta terça-feira, colaborar em um mutirão de limpeza na vicinal José Bassan Neto (que liga Oriente à Avencas). Trata-se de uma iniciativa que visa concientizar utilizadores da estrada à respeito do impacto ambiental causado pelo lixo jogado pelos veículos que trafegam na rodovia.

Segundo um dos participantes, fora recolhido mais quase cinquenta quilos de lixo nos cinco quilômetros percorridos pela equipe, em sua grande maioria, os lixos eram garragas pets e embalagens de alimentos “estes são tipos comum de alimentos consumidos em carros, a pessoa invés de respeitar o meio ambiente e guardar o lixo para jogar em uma lixeira, se aproveita da impunidade e joga o lixo nas vias”, relata.

Embora aparentemente impune, jogar lixo no chão é crime e pode gerar multa e até…

Para alguns especialistas, o lixo pode prejudicar, inclusive, o turismo rural. “Muitas pessoas usam estas vias para acessar fazendas e fazer turismo rural, o lixo com certeza pode afastar estas pessoas que, geralmente, buscam e prezam pela preservação da natureza”, acrescenta o técnico agropecuário que acompanhou o percurso.

O município de Oriente possui aproximadamente cento e onze quilômetros de estradas vicinais.

 

Deixe uma resposta